domingo, 26 de junho de 2011

Igreja Matriz - Cartão Postal de Paraibuna

Continuando o solilóquio sobre a preservação da fachada da igreja matriz, que teve os históricos azulejos do lado esquerdo retirados e destruídos. O lado direito ainda tem destino incerto.

Bem, a Igreja Matriz é o principal cartão postal de Paraibuna. Isso significa que o Município vem explorando a imagem daquele prédio para fazer propaganda da cidade. Já é hora de realmente se preocupar com a preservação não só desse patrimônio arquitetônico como de diversas outras construções da cidade por meio de política pública de apoio e incentivo a particulares, incluindo a igreja. Todos os casarões, e a igreja, preservados até agora, o foram com dinheiro dos cidadãos. Excetuam-se, claro, alguns prédios públicos.

Veja abaixo material que acabou de ser lançado pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a Prefeitura e trata a igreja, usando sua imagem (cartão postal) para ilustrar o panfleto "História", como "riqueza arquitetônica".


Já no panfleto seguinte, que faz parte do mesmo material do anterior, é mencionada a preocupação da cidade com a preservação de seu "acervo arquitetônico"; mais uma vez usando a Igreja Matriz como exemplo.


E assim, voltamos ao discurso do Prefeito na festa da cidade, dizendo que "a igreja não é patrimônio histórico cultural" e que o que houve foi "confusão". Veja o testemunho aqui.

Reitero aqui o já mencionado em post anterior, que é obrigação do Município "proteger [...] as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos [...]", conforme artigo 23, inciso III, da Constituição Federal. Já afirmado pelo Ministério Público que isso independe de tombamento.

Acompanhe todos os textos sobre a reforma da igreja, incluindo o parecer do IPHAN e a portaria de instauração de inquérito civil pelo Ministério Público a partir do texto anterior.

Nenhum comentário:

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner