domingo, 10 de julho de 2011

Juventude paraibunense transviada

Juventude atuante

Foi animador participar do evento realizado pelos alunos do Grêmio Estudantil do Cerqueira César na última terça-feira. A palestra, que abordou o tema consumo, foi ministrada pelo Luciano Alvarenga na Câmara Municipal. Vimos ali adolescentes tratando de política e cidadania.

Em outra frente, Paraibuna tem jovens adultos (em torno dos 20 anos) atuando fortemente na área cultural. Por meio da Fundação Cultural e do Coletivo Maiêutica, além de iniciativas particulares, esse pessoal participa da organização de eventos musicais, teatrais (o Festeatro está aí), e debate folclore, patrimônio histórico, literatura. É um espaço democrático e colaborativo entre o Poder Público e a sociedade.


O culto à cerveja

Aí, minha visão recai sobre a minha geração. São os adultos de Paraibuna em torno dos 30 e 40 anos. Não sei se por uma ressaca cidadã na década de 80, uma espécie de acomadação pós-ditadura e abertura, mas são paraibunenses inidividualistas, avessos à atuação social.

É uma turma, principalmente da classe média, que se reúne em torno da cerveja. Estão sempre mobilizados e conectados numa festa que começou há 20 anos e não acaba nunca. São alheios à vida política e cultural da cidade. Tem opiniões como "político não presta", "música boa só na década de 80"... E, nessa, estão deixando um universo de possibilidades culturais passar diante dos olhos.

Há um certo ranço desses com o dito "pessoal da cultura". Não sei quando isso se formou. E não sei se isso tem conserto. Digo que essa minha geração é uma geração perdida.


De volta para o futuro

De qualquer forma, o futuro parece promissor para Paraibuna. Na medida em que a juventude de hoje começa a se apropriar do que é público, inclusive do debate. A cidade e o país tendem a ser lugares melhores. Os canais estão aí, com os grêmios, a Fundação Cultural, o coletivos de cultura, a internet e os blogs paraibunenses e até os botecos.

Assine o blog no canto direito. Você receberá por e-mail as atualizações.

Um comentário:

Joel Reis disse...

Rogério completa reflexão.E a preocupação maior deve ser com as gerações vindouras mesmo.
Vale ainda salientar o quanto tudo isso tem haver com a guestão da cultura de consumo, onde vale a lógica: "ter" a "ser".

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner